CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





domingo, 18 de março de 2012

O IMAGINÁRIO EM AS CRÔNICAS DE NÁRNIA


O livro "O Imaginário em As Crônicas de Nárnia" do Rev. Glauco Barreira Magalhães Filho foi publicado em 2005 pela Editora Mundo Cristão com o apoio da TYNDALE HOUSE FOUNDATION

Segue o texto da 4a Capa do Livro:

"É impossível assistir boa parte das cenas da superprodução O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, lançado nos cinemas do mundo todo em 2005, sem se impressionar com os personagens fantásticos, os efeitos especiais e as imagens maravilhosas geradas por computador. Mas existe algo mais nessa grande aventura, especialmente para o público cristão: um desafio intelectual e espiritual que O imaginário em As Crônicas de Nárnia, de Glauco Magalhães Filho, ajuda a desvendar.
Fascinado por mitologias, Lewis, tal como o amigo de academia, também cristão, J. R. R. Tolkien (autor da trilogia O Senhor dos Anéis), quebrou os últimos grilhões da imaginação ao criar o universo metafórico de Nárnia, na década de 1950. Feiticeiras, ogros, crianças, animais falantes, Lewis lançou mão de elementos que se vêem com frequência nos livros de fábulas, mas agora para falar dos valores cristãos. Ele sabia do papel fundamental do imaginário para compreender o que não podemos assimilar apenas pela razão.
E é isso o que Glauco Magalhães Filho nos mostra: a imaginação nos ajuda a compreender a obra sobrenatural - mágica, fantástica - que Deus vem fazendo na História"

Recentemente, o autor recebeu a seguinte mensagem de uma ex-aluna:

"Professor Glauco, fui sua aluna na UFC em 2002, e tenho admiracão e respeito muito grandes pelo Sr. Queria lhe dizer que acabo de ler seu livro "O Imaginário em As Crônicas de Nárnia", e que através de suas palvras pude renovar minha fé em Deus, e encontrar um novo caminho para vivenciá-la. Faz 5 anos que moro na Europa, e aqui a sociedade é ateísta e materialista. Estive enfrentando uma crise cognitiva de fé, e pedi muito a Deus que me enviasse um anjo, para que eu me fortalecesse Nele. Sucintamente, eu tinha o seu livro há uns 6 anos, mas não o havia lido ainda. E semana passada, de repente, comecei a folheá-lo, e não pude deixar de lê-lo. Reconheci como verdadeiras as suas palavras, e as suas palavras me trouxeram muita alegria e paz.

Queria animá-lo a ser perseverante em sua missão, e a continuar escrevendo; sendo Luz e Sal neste mundo.

Muito obrigada!! Deus o abencoe sempre!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário