CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





domingo, 6 de maio de 2012

COLÓQUIOS DE FILOSOFIA E DIREITO

                                     PALESTRA "DIREITO NATURAL E VALOR"

No dia 05 de março de 2012, no auditório da Livraria Acadêmica, o Instituto Pietista de Cultura (IPC), com o apoio da FAMETRO, realizou o primeiro encontro dos denominados "COLÓQUIOS DE FILOSOFIA E DIREITO". O professor GLAUCO BARREIRA MAGALHÃES FILHO fez palestra sobre o tema "Direito Natural e Valor". Na oportunidade, o professor Glauco defendeu a concepção de lei natural proposta pela patrística cristã e sistematizada por Tomás de Aquino e Johannes Athusius. Foi salientada a importância dos primeiros princípios da lei natural (valores éticos básicos), sendo afirmada a sua imutabilidade e universalidade. O professor Glauco observou que tais princípios resultam da participação da razão humana na lei eterna. O relativismo ético e o ceticismo cognitivo da pós-modernidade foram fortemente combatidos. A palestra tomou forma em duas disciplinas filosóficas: a metafísica e a axiologia.

               No início da encontro, o prof. Glauco Filho (também pastor batista) recebeu o título de DOUTOR HONORIS CAUSA e de BENFEITOR DA HUMANIDADE da Igreja Católica Ortodoxa Grega através do Arcebispo Eparca Kyrillos Alves, Diretor-Presidente do SODIMA (Seminário Ortodoxo Diocesano de Maracanaú). O Arcebispo Kyrillos acabara de chegar da Grécia, onde a Igreja Católica Ortodoxa decidira somar forças com o Estado para remediar a crise econômica.






2 comentários:

  1. Parabéns Prof. Glauco Barreira Magalhães Filho pelo prestimoso trabalho feito em prol da aproximação possível entre ciência e fé. Sua palestra na FESAC, dia 02/10/2012 foi algo marcante para os cultores do Direito e da Justiça.

    ResponderExcluir
  2. Com toda a justiça, verdade e merecimento - a meu ver -, os títulos conferidos ao colega e mestre Glauco, por sua incansável busca e defesa da paz, da Vida e da Verdade, e todos os maiores valores cristãos que tem sempre apontado como o real norte para as aspirações humanas.

    ResponderExcluir