CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





terça-feira, 30 de abril de 2013

Resumo da I Semana do Direito (Fametro)


A I Semana do Direito da Fametro, sob a coordenação acadêmica do Prof. Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho, tratou do tema “Direito e Cultura da Vida”. Diante das renovadas discussões em torno da descriminalização do aborto, o professor Livre-Docente Raimundo Bezerra Falcão apresentou fortes argumentos a favor da inviolabilidade da vida humana desde o ventre materno, destacando elementos jurídicos, éticos e morais envolvidos nessa delicada questão. De uma perspectiva filosófica, o professor Doutor Manfredo Araújo de Oliveira considerou o problema da submissão da vida à razão instrumental e à lógica de mercado, observando o perigo de os avanços na ciência médica destruírem a simetria que deve haver entre os seres humanos. Chamou ainda a atenção para a irreversibilidade que certas modificações genéticas poderiam trazer. No último dia, os professores Flávio Moreira (Ms.) e Átila Brilhante (Dr.) debateram acerca do valor intrínseco da vida, discutindo sobre o aborto e a Eutanásia. Em todos os dias, as palestras foram seguidas de debates e questionamentos através da participação de alunos e professores. No último dia, o evento culminou com o lançamento do livro (publicado pela editora Saraiva) do professor Bruno Weyne (Fametro) acerca do Princípio da Dignidade Humana no pensamento de Kant. Em todos os dias, a Fametro sorteou camisas, livros e vale-livros para os inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário