CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

COMUNIE - CAPELANIA UNIVERSITÁRIA EM FORTALEZA - CULTO NA FA7


Os grandes eventos do mundo evangélico aconteceram em contexto universitário. A Reforma Luterana foi desenvolvida em grande parte entre professores e alunos da Universidade de Wittenberg. Como resultado da Reforma Suíça e da influência de João Calvino, surgiu a Academia de Genebra. A Universidade de Halle tornou-se o centro de difusão do pietismo alemão, com sua ênfase missionária e trabalho social. O puritanismo inglês surgiu na Universidade de Cambridge, enquanto metodismo surgiu do “Clube Santo” na Universidade de Oxford.
            Chegou a hora de nós, evangélicos, mostrarmos a fertilidade da cosmovisão cristã para todas as áreas do conhecimento, bem como estarmos preparados para mostrar a razão da esperança que há em nós. Isso, porém, deve ser feito num clima devocional, marcado pela comunhão e pela piedade, pois a nossa cabeça só está pronta quando os nossos joelhos estão curvos e nossos olhos estão úmidos na presença de Deus.
            Para alcançar os objetivos aqui propostos, estamos iniciando um novo projeto de ação: “COMUNHÃO UNIVERSITÁRIA EVANGÉLICA” (COMUNIE). Trata-se de um trabalho amplo de capelania universitária.
            Pretendemos realizar dois cultos durante cada semestre letivo com alunos e professores de todas as Faculdades e Universidades de Fortaleza. Nesses cultos, as mensagens focarão o equilíbrio bíblico entre vida cristã e vida acadêmica. Falaremos também  sobre temas apologéticos, bem como procuraremos estimular os cristãos a enfrentar com confiança os desafios do mundo intelectual. O objetivo é pastorear o crente dentro da universidade, contribuindo não apenas para a preservação de sua fé em si, mas também para que ela ganhe ainda mais vitalidade.
            Esse trabalho, portanto, será um apoio para as igrejas, pois os pastores saberão que os membros de suas comunidades não estarão desasistidos frente às ideologias anticristãs. Rogamos, assim, as orações, bem como o incentivo dos ministros eclesiásticos, para que os membros universitários de suas igrejas participem.
            Além dos dois cultos realizados no início e no fim de cada semestre letivo, pretendemos organizar um Encontro Anual de Estudantes e Professores Evangélicos, com várias palestras sobre temas relacionados.
            Os cultos se realizarão no Auditório da Faculdade 7 de Setembro, mas se destinam aos universitários e professores evangélicos de todas as Faculdades e Cursos.
            O primeiro culto será no dia 20 de fevereiro de 2016, às 19: 30h. Convidamos a todos os evangélicos que estão em Instituições de Ensino Superior (alunos e professores) bem como aos pastores, a fim de que possam conhecer a importância desse trabalho.
                 De igual modo, estendemos o convite aos estudantes e professores que não professem a fé evangélica, mas desejem participar da celebração e ouvir a Palavra de Deus! 

Rev. Glauco Barreira Magalhães Filho
Graduado em Direito (UFC) e Teologia (UMESP)
Mestre em Direito (UFC) e Doutor em Sociologia (UFC)
Livre Docente em Filosofia do Direito (UVA) e Doutor em Ministério (FTML)
Doutor em Teologia (Faculdade Etnia) e Pós-Graduado em Teologia Histórica e Dogmática (FAERPI)

            

2 comentários:

  1. Parabéns rev Glauco pelo iniciativa e oro para que dê frutos entre os universitários e professores. Espero que outros homens de Deus com a capacitação necessária, sejam levantados por Deus para entrarem no meio acadêmico para expor a cosmovisão cristã de forma lúcida e coerente.

    ResponderExcluir