CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





terça-feira, 1 de março de 2016

JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ SOMENTE: O CORAÇÃO DO EVANGELHO!


A doutrina bíblica da "Justificação Somente pela fé em Jesus Cristo - NOSSO ÚNICO E TODO-SUFICIENTE SALVADOR" é o coração do evangelho e foi o coração da Reforma Protestante que a redescobriu sob os entulhos da superstição e das invenções religiosas medievais. Tal doutrina, portanto é inegociável. Martinho Lutero disse acerca dela:

“Desse artigo (Justificação pela fé), a gente não se pode afastar ou fazer alguma concessão, ainda que se desmoronem céu e terra ou qualquer outra coisa... Sobre esse artigo fundamenta-ser tudo o que ensinamos e vivemos contra o papa, o diabo e o mundo. Razão por que devemos estar bem certos disso e não duvidar. Em caso contrário, tudo estará perdido, e o Papa, o diabo e todos ficarão com a vitória contra nós”.

Sem entendimento e aceitação desse ensino, não há evangelho, nem conversão, nem salvação. Por isso, Lutero disse:

“Os papistas, por isso, não invocam a Cristo em verdadeira fé, isto é, não como um através do qual somente temos perdão dos pecados e vida eterna. Pois eles confiam também em suas próprias obras, eles não oram ao verdadeiro Deus” (WA 39/2, 278) 

Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário