CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





sexta-feira, 15 de julho de 2016

A FILOSOFIA REFORMADA DE HERMAN DOOYEWEERD: NEM MARXISMO NEM CAPITALISMO



A Filosofia Reformada de Herman Dooyeweerd rechaça tanto o marxismo como neocapitalismo (fruto da industrialização). Em uma obra de apresentação ao pensamento de Dooyeweerd - “Contornos da Filosofia Cristã” (Publicada no Brasil pela Editora Cultura Cristã) - L. Kalsbeek traz uma introdução de Bernard Zyistra, na qual ele explica que o movimento liderado por Herman Dooyeweerd “é agudamente crítico do Marxismo, mas ao mesmo tempo rejeita o neocapitalismo, que enxerga o progresso social primariamente como um aumento ilimitado de bens materiais. Uma crítica cristã do capitalismo é, obviamente, facilmente mal interpretada, especialmente na América do Norte, onde um protestantismo individualista tem freqüentemente servido como a justificativa moral para uma ordem social individualista” (p. 29).

Bernard Zyistra foi o principal professor de Teoria Política do Instituto de Estudos Cristãos (Toronto, Canadá) e um dos maiores especialistas na obra de Herman Dooyeweerd.


Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho

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