CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





terça-feira, 19 de julho de 2016

O Calvinismo Holandês e o Estado Social




Abraham Kuyper é a grande figura do neocalvinismo holandês. Os calvinistas brasileiros têm por ele uma grande admiração em razão de ele ter sido um grande promotor da idéia de cosmovisão e do senhorio cultural de Jesus Cristo em todas as áreas de nossas vidas. Kuyper, assim como o arminiano John Wesley antes dele, defendeu a legislação e o Estado (Liberal) Social como uma alternativa ao capitalismo e ao marxismo.
            L. Kalsbeek, em sua obra CONTORNOS DA FILOSOFIA CRISTÃ (Editora Cultura Cristã), comenta:

            “O Reverendo A. S. Talma, altamente consciente da presença de injustiças na sociedade, exerceu um papel significativo na aprovação da legislação de trabalho e bem-estar no parlamento holandês no início do século (XX). E Abraham Kuyper dirigiu-se aos temas sociais de seu dia na obra CHRISTIANITY AND CLAS STRUGGLE (1891). Nesse discurso singular, Kuyper lançou os fundamentos para uma crítica arquitetônica da desordem social trazida pela revolução industrial. Ali ele desenvolveu os princípios de uma alternativa ao capitalismo e ao marxismo que ainda hoje pode nos beneficiar. Michael Fogarty avaliou com louvores a proposta de Kuyper: ´Como uma afirmação dos princípios e da política cristã, ela foi digna do ano que também testemunhou o surgimento da Rerum Novarum’ – a famosa encíclica do Papa Leão XIII” (p. 128).


Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário