Foto do Prof. Glauco Barreira Magalhães Filho e Família em frente a casa onde morou C. S. Lewis (Oxford)
Desde os anos 50, tenho tido grande prazer em ler os livros de C.S. Lewis. Trouxe para a língua portuguesa, por intermédio da Edições Vida Nova, os livros populares: The Screwtape Letters ( “Cartas do Inferno”), Mere Christianity (“Razão do Cristianismo”) e (Transposition and Other Essays, “O Peso da Glória”). Lewis me fascina por duas razões: Sua habilidade de raciocinar persuasivamente, e mais ainda, sua capacidade de usar palavras para estimular a imaginação. Agora, por meio deste livro escrito pelo pastor e professor Glauco, o leitor terá acesso a outras qualidades extraordinárias deste professor cristão de literatura da Cambridge University na Inglaterra, sendo principal entre elas o seu profundo domínio da filosofia e teologia, mesmo sendo leigo. Considero um privilégio penetrar o pensamento de Lewis, conduzido por um guia que comprova uma compreensão profunda e esclarecedora das conhecidas Crônicas de Nárnia.
Não esperava ler um livro que viesse iluminar tão nitidamente as fascinantes verdades teológicas escondidas nas páginas das Crônicas de Nárnia. Entre elas, a observação de que o Deus infinito não pode ser fruto da imaginação, pois, não corresponde a nada percebido pelos nossos sentidos. Temos aqui também uma explicação porque existe a pressão para divinizar Maria na Igreja Católica.
O Prof. Glauco percebe o conceito do mal como o não ser, de modo que na mitologia da feiticeira branca, ela pode tirar a vida ou transformar um ser vivo numa estátua. Aslam, que representa Deus, por outro lado exerce poder criativo. Os personagens que tem contato amoroso com Ele são gradativamente transformados em seres melhores, mais bondosos. Esta visão da realidade apresentada por Lewis, uma vez desvendada pelo autor nesta obra, é muito sugestiva.
As lições que o Prof. Glauco extrai das Crônicas e de O Senhor dos Anéis de Tolkien, que era um amigo chegado de Lewis, são extremamente valiosas. Além de explicar o simbolismo por trás da ficção, há penetrantes discussões acerca do mal, de Satanás, da consciência humana, e da igualdade dos dois sexos, sem serem criados para exercer as mesmas funções.
Acredito que em cada página o leitor encontrará vislumbres de realidades espirituais e morais. É uma obra altamente recomendável que não deixará de fazer bem para todos que puderem ver as verdades aqui escondidas.
A Deus toda a glória!
Russell P. Shedd
Ph.D (Universidade de Edimburgo - Escócia)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPerfeito. Infelizmente não achei a opção pra te seguir.
ResponderExcluirAbaixo das fotos dos seguidores; "Seguir"
ResponderExcluirRussell Shedd e Glauco Barreira dois homens de Deus. Eu os considero muito. Foi um encontro maravilhoso de vocês dois neste livro. Parabéns Rev. Glauco.
ResponderExcluirRussell Shedd e Glauco Barreira dois homens de Deus. Eu os considero muito. Foi um encontro maravilhoso de vocês dois neste livro. Parabéns Rev. Glauco.
ResponderExcluir