CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





domingo, 6 de dezembro de 2015

O QUE O DR. MARTIN LLOYD-JONES FALOU SOBRE O MUNDANISMO E A MASSIFICAÇÃO DAS PESSOAS

                              Rev. Glauco Barreira Magalhães Filho na Capela de Westminster

O Dr. Martin Lloyd-Jones, pastor da Capela de Westminster, explicou como eram as pessoas mundanas em seu sermão “O HOMEM EM PECADO”:


“Pois a pequena vida delas é inteiramente governada pela organização do mundo. Elas pensam como o mundo. Aceitam opiniões pré-fabricadas do seu jornal favorito. Até a sua aparência é controlada pelo mundo e suas modas, que sempre mudam. Todas elas se conformam, isso tem que ser feito; não se atrevem a desobedecer: têm medo das conseqüências. Isso é tirania, é controle absoluto – roupa, estilo de penteado, tudo completamente controlado. A mente do mundo! Não há tempo para desenvolver a questão sobre a sutil, quase diabólica influência muitas vezes demonstrada em suas modas sensuais. Esta era é dominada pelo sexo. [...] Quando as pessoas falam tão levianamente sobre a sua emancipação, dão uma clara prova do fato de que elas são governadas, dominadas e controladas por este mundo, pela mente do mundo, pela era da propaganda, pela era da publicidade, pela opinião das massas, pelo indivíduo massificado sem saber. Não é trágico? Mas o homem em pecado é isso. Está espiritualmente morto porque é controlado pela mente do mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário