A I Semana do Direito da Fametro,
sob a coordenação acadêmica do Prof. Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho,
tratou do tema “Direito e Cultura da Vida”. Diante das renovadas discussões em
torno da descriminalização do aborto, o professor Livre-Docente Raimundo Bezerra
Falcão apresentou fortes argumentos a favor da inviolabilidade da vida humana
desde o ventre materno, destacando elementos jurídicos, éticos e morais
envolvidos nessa delicada questão. De uma perspectiva filosófica, o professor
Doutor Manfredo Araújo de Oliveira considerou o problema da submissão da vida à
razão instrumental e à lógica de mercado, observando o perigo de os avanços na
ciência médica destruírem a simetria que deve haver entre os seres humanos.
Chamou ainda a atenção para a irreversibilidade que certas modificações
genéticas poderiam trazer. No último dia, os professores Flávio Moreira (Ms.) e
Átila Brilhante (Dr.) debateram acerca do valor intrínseco da vida, discutindo
sobre o aborto e a Eutanásia. Em todos os dias, as palestras foram seguidas de
debates e questionamentos através da participação de alunos e professores. No
último dia, o evento culminou com o lançamento do livro (publicado pela editora
Saraiva) do professor Bruno Weyne (Fametro) acerca do Princípio da Dignidade
Humana no pensamento de Kant. Em todos os dias, a Fametro sorteou camisas,
livros e vale-livros para os inscritos.
CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE
Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.
A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.
A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).
ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012
A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.
A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).
ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário