A obra "Teoria dos Valores Jurídicos" do Prof. Glauco Barreira Magalhães Filho foi publicada pela Editora Mandamentos (BH) em 2006 e esgotou em 2008. O autor a considera como sendo a sua principal obra. Nela, ele enfrenta o relativismo ético contemporâneo e defende, com argumentos filosóficos, a imutabilidade dos valores morais básicos. Como repercussão da obra, o autor fez palestras sobre o tema "Teoria dos Valores Jurídicos" na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) em abril de 2009, na Faculdade Estácio/FIC (2009), na Faculdade Católica Rainha do Sertão (2009), bem como proferiu várias outras palestras com títulos que projetavam o mesmo tema, como foi o caso da palestra "A Ética e a Crise dos Valores" na Associação dos Rondonistas do Ceará (Projeto Rondon) em 2006.
Segue o texto da 4a Capa do Livro:
A obra trata de dois importantes assuntos, sendo o primeiro considerado pelo foco sociológico, e o segundo, a partir de uma perspectiva filosófico-argumentativa. A abordagem inicial traz uma análise das causas da crise ética no mundo atual. Nessa oportunidade, é examinada a maléfica influência de certos pensadores, cujas teorias ocasionaram uma onda de ceticismo e relativismo ético. É percebido, então, que a ascensão de tais posições termina por resultar na erupção da força como critério de ordem para o caos, ensejando o trágico advento de tendências totalitárias no Estado. A segunda parte desse trabalho é uma apologia dos valores clássicos, bem como da possibilidade de apreendê-los na sua validade metafísica, uma vez que seja superado o cinismo e a indiferença. A conclusão é desafiadora e esperançosa para aqueles que reconhecem o homem como sendo possuidor de uma dignidade que o faz superior aos demais animais, não apenas quantitativa, mas, acima de tudo, qualitativamente.
A Editora Del Rey tem publicado algumas obras esgotadas da antiga Editora Mandamentos. Se você quer ver publicada novamente a obra "Teoria dos Valores Jurídicos", entre no grupo dos que tem "pressionado" com e-mails a Editora Del Rey para republicá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário