CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

NERPO - UFC - CNPQ


Segue o histórico do NERPO:

"As atividades do Núcleo contemplam a construção de projetos coletivos de pesquisa; reuniões de discussão de livros e de peças áudio-visuais, bem como de pesquisas e textos produzidos pelos integrantes do grupo. Várias iniciativas vêm sendo tomadas de modo a facilitar a interlocução dos seus membros com pesquisadores locais, nacionais e internacionais interessados nos fatos religiosos. Desde 2003 existe um diálogo permanente com o Centre d'Études Interdisciplinaires des Faits Religieux, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), através de um programa de pesquisas intitulado Diversification religieuse, interpénétration de civilisations et dynamiques politiques au Brésil et en France. Esse acordo já possibilitou a participação de pesquisadores do Núcleo nas atividades do CEIFR em Paris, e de pesquisadores franceses na UFC, em Fortaleza, através de aulas, conferências e orientação de estudantes de doutorado, bem como de estágios de doutorado sanduiche de alunos da UFC na EHESS. Desde 2006 outra via de interlocução foi aberta, com a Universidade de Sevilha, através da professora Manuela Cantón Delgado, antropóloga da religião, já convidada do Núcleo para visita à UFC." (DESCRIÇÃO DO NERPO NO CNPQ).

O Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho é membro do NERPO (Núcleo de Estudos de Religião, Cultura e Política) na condição de pesquisador.



HISTÓRICO:
O Núcleo de Estudos de Religião Cultura e Política (NERPO) foi criado como Grupo de Pesquisa no CNPq em 1997. Desde o final de 2002 vem sendo re-estruturado como núcleo de pesquisas da UFC, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Tem por objetivo a reunião de pesquisadores dos fatos religiosos na sociedade moderna e, em particular, no Brasil dos séculos XX e XXI. As pesquisas em curso contemplam de modo particular as diversas expressões do cristianismo católico e protestante, assim como outras tradições religiosas entre as quais o islamismo e as religiões afro-americanas. A sala do NERPO está localizada no prédio do Departamento de Ciências Sociais. O Núcleo é coordenado pela professora Júlia Miranda, professora titular da UFC/ICA, doutora em sociologia pela UnB - com estágio de dois anos na Universidade de Montreal (Faculdade de Teologia) – e pós-doutorado no Centro de Estudos Interdisciplinares dos Fatos Religiosos da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris).
Os pesquisadores do NERPO (professores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e de diferentes Departamentos da UFC; de outras instituições de ensino superior locais, nacionais e estrangeiras; assim como estudantes de doutorado, mestrado e graduação de vários cursos estão identificados com as seguintes linhas de pesquisa: 1) Religião e Política; 2) Religião, Mídia e Sociedade 3) Religião e Arte; 4) Transformações do Religioso no Brasil e 5) Religiões Afro-americanas: permanências e mutações.


Informações sobre o NERPO no CNPQ:

Informações sobre o Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho como pesquisador:


Pesquisa em andamento do Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho:


A REAÇÃO NEO-ORTODOXA DO PROTESTANTISMO NA ALEMANHA NAZISTA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA

            A presente pesquisa objetiva identificar como o movimento protestante neo-ortodoxo, diferentemente do protestantismo liberal, resistiu ao nazismo na Alemanha de Hitler. Enquanto o protestantismo liberal, em nome da aculturação religiosa, identificou o nazismo com a marcha da modernização, o movimento neo-ortodoxo, cujas figuras de destaque foram Karl Barth e Bonhoeffer, ressaltou as homologias da doutrina protestante com o Estado de Direito. Tais correlações podem ser identificadas por uma hermenêutica diatópica.
            Examinaremos também como Karl Barth procurou argumentar a favor do Estado de Direito pela via teológica, sem apelos à filosofia do Direito Natural, ao mesmo tempo em que salientaremos as afinidades históricas dos protestantes ortodoxos com os judeus, principalmente pela crença de que o plano de Deus para os “últimos dias” inclui a restauração espiritual de Israel. Dentro desse escopo, se procurará, pela pesquisa documental e historiográfica, identificar o auxílio que a “Igreja Confessante” prestou aos judeus em matéria de proteção e fuga da Alemanha.
            Por fim, faremos uma comparação das posições assumidas na Alemanha pelo catolicismo romano e pelo protestantismo neo-ortodoxo, fazendo, segundo o paradigma weberiano, uma análise do papel das crenças nos posicionamentos políticos. 

Glauco Barreira Magalhães Filho
Bacharel e Mestre em Direito
Doutor em Sociologia
Livre Docente em Filosofia do Direito
Professor da Faculdade de Direito da UFC: Hermenêutica Jurídica (Graduação), Estudos do Imaginário Jurídico (Pós-Graduação).

                                              Dr.Glauco e Glauco Neto (França)


Nenhum comentário:

Postar um comentário