CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





domingo, 7 de abril de 2013

SOLUÇÃO PARA A TRANSEXUALIDADE: TRATAMENTO OU CIRURGIA?


O que faríamos se uma pessoa pensasse que era o super-homem e desejasse pular pela janela? Deixaríamos essa pessoa pular porque ela acreditava nessa identidade?
            Em minha cidade, uma pessoa ficava no meio de uma rua agindo rotineiramente como se fosse um carro. Ela fazia isso sempre e todos os dias. Deveria essa pessoa ser emplacada como um carro ou deveríamos considerá-la louca?
            Um psicopata deve ser reconhecido na identidade que assumiu ou deve ser tratado por portar doença psíquica? Um terrorista que mata pessoas, pensando que está servindo a Deus, deve ser preso ou deve receber um cargo religioso?
            Se um homem, contrariamente à sua condição biológica, pensa que é mulher ou uma mulher pensa que é homem, eles deveriam fazer cirurgia para mudar o fenótipo ou deveriam se submeter a um tratamento psicológico?
            As loucuras da mente devem gerar direitos? Um homem que pensar ser um animal deve receber uma coleira?
            Quem tem bom senso percebe que o transsexual precisa de tratamento e não de cirurgia para parecer do sexo oposto. O transexual deve ter direito, sim, a um tratamento para adequar a sua mente à realidade.
            O corpo não é um objeto manipulável da pessoa, mas é parte da pessoa. O homem é espírito, alma e corpo. Separar a mente do corpo, dando a preeminência a primeira em seus desvarios, é voltar ao gnosticismo. O aspecto biológico não pode separar-se do psíquico!
  
Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho

6 comentários:

  1. De longe esse foi um dos argumentos mais rasos que vi sobre o assunto transexualidade, suas comparações são totalmente infantis e preocupantes, colocando no mesmo campo argumentativo um psicopata e uma pessoa transexual, o seu texto eh totalmente quebrado pela lógica Focoutiana na teoria queer, e outra coisa "pretenso doutor" não eh papel da psicologia prometer cura pra ninguém, mesmo porque transexualidade não eh doença. procure informação e pare de destilar preconceitos idiotas como você fez nesse seu blog fracassado.

    ResponderExcluir
  2. Se o que falei fosse bobagem, não teria merecido sua leitura e comentário. Se me faltasse argumento, você não teria usado palavras agressivas (algo peculiar a quem não consegue argumentar). Se o meu argumento é simples, é porque a questão é simples. Quando penso ser quem não sou (algo contrário a minha biologia), um problema psíquico existe. Não é preciso cura física, mas reordenação psíquica.

    ResponderExcluir
  3. Seguindo sua lógica:
    Você pensa ser Cristão, mas seu corpo deseja o pecado. É certo deixar que sua mente lute contra o seu corpo para se adequar ao Cristianismo?

    ResponderExcluir
  4. Seguindo sua lógica:
    Você pensa ser Cristão, mas seu corpo deseja o pecado. É certo deixar que sua mente lute contra o seu corpo para se adequar ao Cristianismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Corpo não deseja nada. Todo desejo é da vontade, embora possa ser realizado por meio do corpo. Um cadáver é corpo, mas não deseja.

      Excluir
  5. O Corpo não deseja nada. Todo desejo é da vontade, embora possa ser realizado por meio do corpo. Um cadáver é corpo, mas não deseja.

    ResponderExcluir