CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





quinta-feira, 5 de junho de 2014

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A EDUCAÇÃO E A DISCIPLINA DOS FILHOS

"Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem" (Provérbios 3: 12)

"O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga"(Provérbios 13: 24)

"Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alçarás a tua alma" (Provérbios 19: 18)

"A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele" (Provérbios 22: 15)

"Não retires a disciplina da criança, porque fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno... Ouve tu, filho meu, e sê sábio e dirige no caminho o teu coração. Não estejas entre os beberrões de vinho e os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão cairão em pobreza; e a sonolência faz trazer as vestes rotas. Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer" (Provérbios 23: 13-14, 19-23).

"Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos" (Provérbios 27: 5-6)

"A vara E a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe" (Provérbios 29: 15)

"Castiga o teu filho, e te fará descansar e dará delícias à tua alma" (Provérbios 29: 17)

"E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor" (Efésios 6: 4)

"Além do mais, tivemos nossos pais para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos para vivermos?" (Hebreus 12: 9)



O RESULTADO DA FALTA DE EDUCAÇÃO:

"Há uma geração que amaldiçoa a seu pai e que não bendiz a sua mãe. Há uma geração que é pura aos seus olhos e que nunca foi lavada da sua imundícia. Há uma geração cujos olhos são altivos e cujas pálpebras são levantadas para cima. Há uma geração cujos dentes são espadas e cujos queixais são facas para consumirem na terra os aflitos e os necessitados entre os homens." (Provérbios 30: 11-14)

"O que rouba a seu pai ou a sua mãe e diz: Não há transgressão, companheiro é do destruidor" (Provérbios 28: 24)

"O que aflige a seu pai ou afugenta a sua mãe filho é que envergonha e desonra" (Provérbios 19: 26)


Nenhum comentário:

Postar um comentário