CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





sexta-feira, 1 de maio de 2015

MOVIMENTO EVANGÉLICO NAS UNIVERSIDADES E CONFERÊNCIAS DO IPC SOBRE O AVIVAMENTO METODISTA





Em novembro de 1729, por iniciativa de Charles e John Wesley, surgiu na Universidade de Oxford um grupo de jovens (estudantes) que formaram uma sociedade que ficou conhecida como o “Clube Santo”. Os seus membros eram: John Wesley, Charles Wesley, Sr. Morgan e o Sr. Kirkman. Depois, também se uniram ao grupo o Sr. Ingham, o Sr. Broughton, o Sr. Clayton, George Whitefield e James Hervey. Eles estudavam juntos o Novo Testamento, visitavam os prisioneiros na prisão e os pobres na cidade. Procuravam encaminhar crianças abandonadas para a escola, ajudavam os doentes e necessitados e distribuíam Bíblias e Livros de Oração aos que não possuíam. Receberam inúmeras críticas de outras pessoas e de estudantes, que os chamavam de “entusiastas”, “fanáticos” e “perturbadores de Israel”. Foram também apelidados de “Metodistas de Oxford” ou “Clube Santo”.
                O pai de John Wesley disse em uma carta: “Eu ouvi dizer que o meu filho John tem a honra de estar sendo intitulado ‘o Pai do Clube Santo’. Se assim o é, estou certo de que eu devo ser o avô, e não preciso dizer que prefiro ter um dos meus filhos dignificado e distinguido com este título do que com de ‘Sua Santidade’”.
                Mais tarde os irmãos Wesley e George Whitefield tiveram uma profunda experiência com Deus que revolucionou suas vidas e os inflamou como pregadores.
                Em 1744, John Wesley pregou uma mensagem na Capela de St. Mary, em Oxford, diante da Universidade. O título da pregação foi “O Cristianismo das Escrituras”. Ele dirigiu-se aos diretores da Universidade de Oxford, bem como aos professores, membros, tutores e outros residentes. Seguem trechos da mensagem:
                “...Deixai-me, portanto, perguntar-vos, com terno amor e em espírito de humildade: É esta cidade de Oxford uma cidade cristã? É o Cristianismo, o Cristianismo das Escrituras, encontrado aqui? Somos nós, como uma comunidade de homens, tão cheios do Espírito Santo ao ponto de desfrutarmos em nosso coração e demonstrarmos nas nossas vidas os genuínos frutos do Espírito? Sãos todos os magistrados, os diretores e governadores dos colégios e corporações, e suas respectivas sociedades (para não falar dos habitantes da cidade) de um só coração e alma? É o amor de Deus derramado em nossos corações?... Vós, honrados senhores, que sois especialmente chamados para formar a sensível mente dos jovens, para retirar delas as sombras da ignorância e erro, e treiná-los para serem herdeiros da salvação, estais vós cheios do Espírito Santo e daqueles frutos do Espírito, os quais o vosso importante ofício requer tão indispensavelmente?”
                Após esse sermão, John Wesley escreveu em seu diário: “Eu acredito que preguei hoje pela última vez na capela de St. Mary. Que seja assim. Eu estou agora limpo do sangue desses homens. Tenho minha consciência livre de culpa. O oficial veio depois a mim e disse-me que o vice-chanceler o havia mandado pedir as notas do meu sermão... Desse modo, entretanto, essas notas acabaram sendo lidas, provavelmente mais de uma vez, por todo homem de posição importante na universidade”.
                O movimento metodista do século XVIII não era uma denominação, mas era o fluxo de vida nas denominações evangélicas. Por ele, veio à igreja cristã um dos maiores avivamentos da história.
                Nos dias 21, 22 e 23 de maio, o INSTITUTO PIETISTA DE CULTURA (IPC) estará realizando na Capela Moriá (Rua Nogueira Acioly, 2195 – Joaquim Távora) uma série de CONFERÊNCIAS COMEMORATIVAS DO AVIVAMENTO METODISTA DO SÉCULO XVIII. Segue abaixo a programação:
Dia 21 de maio de 2015 (19: 30h) – Palestra “A DOUTRINA E A EXPERIÊNCIA DA SALVAÇÃO PELA FÉ NO PENSAMENTO DE JOHN WESLEY” ( DR. GLAUCO BARREIRA MAGALHÃES FILHO)
Dia 22 de maio de 2015 (19: 30h) – Palestra “A INTERPRETAÇÃO WESLEYANA DO ZELO CRISTÃO COMO UMA CONTRAPOSIÇÃO AO FANATISMO RELIGIOSO” (DR. GLAUCO BARREIRA MAGALHÃES FILHO)
Dia 23 de maio de 2015 (19h) – Filme “JOHN WESLEY” (CLÁSSICO DE 1954 – LEGENDADO EM PORTUGUÊS)

                A entrada para as programações é gratuita, mas, para quem desejar ter o certificado de participação, a inscrição é necessária. Custa R$ 10,00 e pode ser feita nas Livrarias Casa da Bíblia (Centro) e Bíblia & Opções (Centro).


Um comentário: