CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

SAIBA TUDO SOBRE A GRANDE VIAGEM DOS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE (Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro)! OPORTUNIDADE IMPERDÍVEL! NÃO DEIXE DE LER!







Em julho, pela RAFASTOUR, sairá uma grande caravana para a Alemanha e Suíça. Trata-se de uma viagem, com foco histórico e teológico, para comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante. Na oportunidade, serão visitados os lugares, prédios, museus, castelos e igrejas que foram marcantes para a Reforma Luterana e Calvinista. No percurso, além das identificações históricas, teremos palestras teológicas edificantes sobre os grandes temas da Reforma do século XVI. Apesar de Fortaleza ser o “carro-chefe”, um grupo sairá do Rio de Janeiro e outro sairá de São Paulo, havendo o encontro e unificação do grupo em Lisboa.

O líder espiritual será o Rev. Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho, que é Pastor Batista, Graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (também Graduado em Direito pela UFC), com Doutorado em Ministério pela FTML (também em Sociologia da Religião pela UFC[1]), Pós-graduado em Teologia Histórica e Dogmática pela FAERPI (além de Livre-Docente em Filosofia pela UVA) e Doutor Honoris Causa pelo SODIMA (Seminário Ortodoxo Diocesano de Maracanaú). O Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho é professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará na disciplina de Hermenêutica Jurídica (Graduação) e Estudos do Imaginário Jurídico (Mestrado e Doutorado), professor e Diretor do Instituto Pietista de Cultura, membro do NERPO (Núcleo de Estudos de Religião, Política e Cultura) da Universidade Federal do Ceará, Coordenador da Sociedade de Direito Natural (Faculdade de Direito da UFC) e Coordenador (e idealizador) da COMUNIE (Comunhão Universitária Evangélica).

O Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho escreveu dois livros sobre a Reforma Protestante: “Teologia, Protestantismo e Espiritualidade” (Ed. Vida –Ganhador do Prêmio Areté) e “A Reforma Protestante e o Estado de Direito” (Fonte Editorial). Prefaciou duas obras sobre temas ligados à Reforma: “Estado Moderno: Reforma e Contra-Reforma” (Ed. Premius) e “Nas Chamas por Cristo” de Dave e Neta Jackson (Ed. Moriá). Além disso, escreveu vários livros sobre a obra de C. S. Lewis: “O Imaginário em As Crônicas de Nárnia” (Ed. Mundo Cristão), “Lições das Crônicas de Nárnia” (Abba Press) e “Teologia e Imaginário” (Ed. Reflexão). Para conhecer a vasta produção bibliográfica do Dr. Glauco: http://cristianismoeuniversidade.blogspot.com.br/2014/05/publicacoes-do-dr-glauco-barreira.html

As palestras do Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho na Alemanha e Suíça gerarão um certificado de Curso Teológico sobre os 500 anos da Reforma Protestante para os participantes.

O valor do investimento é de 2.995 euros (converter em reais na cotação vigente), divididos em prestações. Inclui aéreo, terrestre, hotel com café da manhã, o jantar em várias noites, o curso e a certificação.









[1] Em seu Doutorado em Sociologia pela UFC pesquisou na Alemanha e na Inglaterra sobre a influência da Reforma Protestante e dos puritanos na modelação do Estado Moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário