CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A QUESTÃO DO DÍZIMO

                                                            Rev. Glauco B. Magalhães Filho



            A precipitação de opiniões e as desinformações na internet dão promoção a vários pensamentos heréticos e infundados do ponto de vista histórico e bíblico. Os sabatistas, por exemplo, dizem que Constantino criou a guarda do domingo (apesar de muitos pais da igreja já se referirem a consagração do domingo desde o século II), os unicistas e arianos dizem que a doutrina da Trindade foi criada pelo Concílio de Nicéia (apesar de Teófilo e Tertuliano terem escrito sobre a Trindade já no século II). Os “judaizantes” de hoje dizem que os pais da igreja helenizaram o cristianismo e o afastaram de suas raízes judaicas após os apóstolos (apesar de o Novo testamento ter sido escrito em grego e Paulo e o Concílio de Jerusalém terem repudiado o movimento judaizante). Há quem diga que os livros do Novo Testamento só foram selecionados no Concílio de Nicéia (apesar de o Código Muratoriano do século II já definir os livros do Novo Testamento).
Agora têm aparecido aqueles que dizem que o dízimo foi criado pela Igreja Romana em um Concílio da primeira fase da Idade Média (apesar de já mencionada sua prática no Didaquê do século II).
O que estas pessoas não percebem é que a Igreja Católica Romana é uma corporação religiosa que se baseia na tradição. Ela não cria repentinamente algo em Concílios, mas formaliza e regula práticas consuetudinárias anteriormente existentes (ainda que não sejam universalmente consensuais). O fato de um concílio regular juridicamente o dízimo não quer dizer que ele não existia antes como prática. A questão é saber se a prática é bíblica ou não.
Não podemos encurtar caminho para argumentação, dizendo que algo veio da Igreja Romana e começou em certa data por decisão de um Concílio. Esse argumento é uma falácia genética. Tudo que é decidido em Concílio na Igreja Romana tem precedente de crença e de uso (o que não significa que seja existente desde os dias dos apóstolos).
Não podemos também dizer que somos contra o dízimo por causa do abuso que dele se faz na Teologia da Prosperidade. “Abusus non tollit  usum” (“O abuso não tolhe o uso”). Precisamos encarar a responsabilidade de examinar as Escrituras acerca do assunto.
Segue uma pregação sobre o dízimo à luz da Bíblia e um link para um artigo que analisa a posição dos Pais da Igreja corretamente sobre o assunto:



Link para artigo sobre os Pais da Igreja: http://anabatistasemfortaleza.blogspot.com.br/2016/12/o-dizimo-e-os-pais-da-igreja-rev-glauco.html?showComment=1481735799393

Nenhum comentário:

Postar um comentário