CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





segunda-feira, 23 de março de 2015

TEOLOGIA E IMAGINÁRIO - A importância do tema e do livro!

Para a Teologia Cristã, Deus é imanente e transcendente. Através da imanência, ressalta-se a presença de Deus na criação, mantendo-a e conservando-a. Nele, existimos e respiramos. Nele, subsistem todas as coisas, visíveis e invisíveis. Também, a imanência divina responde pela sua providência, pela qual tem o controle da história. A transcendência de Deus, por outro lado, diz respeito à anterioridade e à eternidade de Deus. Também significa que Deus é inefável e está além das nossas categorias racionais. Ele tudo contém, mas por nada é contido.
                Por causa de sua transcendência, Deus se relaciona e se revela a nós em condescendência. Isto significa que ele fala a nós, levando em conta as nossas limitações. O ponto culminante disso foi a encarnação de Cristo.
                Em sua condescendência, Deus se revela a nós por meios aproximativos, fazendo-nos entender o desconhecido pelo conhecido, comparando o espiritual com o que conhecemos na experiência sensível. A Bíblia, desse modo, usa analogias e metáforas, símiles e figuras.
 Diferentemente das religiões esotéricas, que valorizam o distanciamento, ocultando em linguagem simbólica o que podia ser conhecido diretamente, a Bíblia usa normalmente a linguagem direta. As profecias sobre eventos futuros não plenamente representáveis para a geração destinatária da mensagem, a natureza de Deus, a vida espiritual, o plano eterno de Deus e as ênfases bíblicas é que ganham expressão numa linguagem metafórica e analógica.  Como a metáfora e a analogia só revelam um aspecto e perdem outro, Deus se utiliza de uma variedade de figuras de linguagem para expressar os vários aspectos de uma mesma realidade.
                O livro “Teologia e Imaginário na Fé Cristã”, publicado pela Editora Reflexão, procura estabelecer o papel da imaginação, cuja expressão é o simbólico, na revelação divina e na teologia. O componente simbólico-imaginativo presente nas doutrinas centrais da fé cristã é identificado para trazer o deslumbramento místico-emocional que deve se associar a compreensão racional numa síntese espiritual mais profunda.
                A partir da perspectiva que inspirou a teologia leiga de C. S. Lewis, procuramos apresentar um quadro empolgante e encantador das verdades cristãs basilares.
Glauco Barreira Magalhães Filho
Diretor do Instituto Pietista de Cultura e Professor da Universidade Federal do Ceará
Graduado em Teologia (UMESP) e Direito (UFC), Mestre em Direito, Doutor em Ministério (FTML) e Sociologia (UFC), Livre Docente em Filosofia (UVA)
Autor do livro “Teologia e Imaginário da Fé Cristã” (Editora Reflexão) e também autor das seguintes obras:]
- “Teologia, Espiritualidade e Protestantismo” (Editora Vida)
- “O imaginário em As Crônicas de Nárnia” (Mundo Cristão)
- “Lições das Crônicas de Nárnia” (Abba Press)
- “A Reforma Protestante e o Estado de Direito” (Fonte Editorial)
- “Teologia do Fogo” (Editora Moriá)
- “Manifesto contra o Mundanismo” (Editora Moriá)





https://ssl5921.websiteseguro.com/editorareflexao1/Site.aspx/Produto/237-TEOLOGIA-E-IMAGINARIO-NA-FE-CRISTA?store=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário