CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





sexta-feira, 30 de outubro de 2015

C. S. LEWIS E A GRAÇA IRRESISTÍVEL







C. S. Lewis rejeitava a doutrina calvinista da graça irresistível. Por essa doutrina, afirma-se que há um grupo eleito incondicionalmente para a salvação. Jesus teria morrido só por eles e eles seriam conduzidos à conversão em dado momento de suas vidas por uma ação irresistível de Deus. Lewis acreditava que essa concepção tinha um parentesco com o panteísmo, pois a pessoa teria sua vontade anulada, sendo, de certo modo, absorvida em Deus. O amor de Deus, por outro lado, aparecendo em uma relação EU-TU, não poderia deixar de contar com a livre reciprocidade.
Em sua obra "Cartaz de um Diabo a seu aprendiz", o diabo fala o seguinte ao seu aluno contra o seu Inimigo (Deus):

"Certamente você já se perguntou várias vezes por que o inimigo não utiliza os Seus poderes para estar presente de modo perceptível para as almas humanas, com a intensidade que Ele escolher e sempre que desejar. Mas agora você percebe que o Irresistível e o Indisputável são duas armas que a própria natureza do Seu desígnio O impede de usar. Para Ele, de nada valeria simplesmente neutralizar a vontade humana... Ele não pode violentá-los; pode apenas cortejá-los... as criaturas devem ser Um com Ele, e ainda distintas. De nada Lhe serve simplesmente anulá-las ou assimilá-las." 

Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário