CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





terça-feira, 7 de agosto de 2018

IMMANUEL KANT FALA SOBRE O VALOR E DIGNIDADE DA VIDA HUMANA DESDE A CONCEPÇÃO

Resultado de imagem para immanuel kant


“E por isso, na relação prática, é uma ideia bastante correta e justa CONSIDERAR O ATO DE GERAÇÃO COMO UM PROCESSO PELO QUAL UMA PESSOA É TRAZIDA AO MUNDO SEM SEU CONSENTIMENTO, e colocada nele pelo livre-arbítrio responsável dos outros. Este Ato, por conseguinte, vincula aos pais a obrigação de deixar os filhos – até onde estiver em seu poder  – satisfeitos com a CONDIÇÃO ASSIM ADQUIRIDA. Por isso, os Pais não podem considerar seus filhos como, de certa maneira, uma Coisa de sua própria Criação... Como consequência, tampouco têm o Direito de destruir os filhos como se fossem sua propriedade ou mesmo deixá-los ao acaso, PORQUE TROUXERAM AO MUNDO UM SER QUE DE FATO SE TORNA CIDADÃO DO MUNDO, E COLOCARAM ESSE SER NUM ESTADO NO QUAL NÃO PODEM SER TRATADOS COM INDIFERENÇA, DE ACORDO, INCLUSIVE, COM AS CONCEPÇÕES NATURAIS DE DIREITO” (A DOUTRINA DO DIREITO, Seção III, Título 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário