CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

OS SANTOS DO ANTIGO TESTAMENTO PARTICIPARÃO DO ARREBATAMENTO?

Entre alguns pré-milenistas de geração mais recente apareceu a ideia de que os santos do Antigo Testamento não ressuscitarão no arrebatamento juntamente com a igreja. Tal ensino, entretanto, não foi conhecido dos pré-milienistas primitivos. Eles criam que os santos do antigo Testamento seriam arrebatados com a igreja para o céu antes da Grande Tribulação.
    É curioso o fato de que todos os pré-milenistas, apesar da nova posição restritiva, acreditam que os 24 anciãos que aparecem no céu em Apocalipse 4 são os que serão arrebatados antes da Tribulação. O número 24 decorre dos doze apóstolos mais as doze tribos de Israel, cujos nomes se encontram na Nova Jerusalém (Celestial). Metonimicamente e de forma dupla (a parte pelo todo e o todo pela parte), os 12 apóstolos representam toda a igreja e as doze tribos de Israel, os remidos dessas tribos no Velho Pacto. 
    Durante a Grande Tribulação na terra acontecerá as bodas do Cordeiro no Céu. A igreja é a noiva, mas os santos do Antigo Testamento são os convidados, os amigos do noivo.
    A posição dos antigos pré-milenistas, os quais eram precisamente bíblicos, poderá ser conhecida mediante a citação de dois autores representativos da posição clássica.

     H. A. Ironside (1876 - 1951), pastor da Igreja de Moody em Chicago (1929 -1948), disse:

     "Durante esse domínio, ele [Daniel] partiu - não para um sono insconciente, mas para o Seio de Abraão. Ali espera, com todos os fiéis, até que a voz do arcanjo Miguel seja ouvida pela ocasião da vinda do Senhor Jesus e o nosso encontro com ele, porque quanto aos SANTOS DO ANTOGO TESTAMENTO está escrito que sem nós eles não serão aperfeiçoados (veja Hb. 11: 40). Em resposta ao chamado do Senhor naquela hora de triunfo, o corpo de Daniel ressurgirá de seu desconhecido sepulcro, em glória e incorruptibilidade... e assim se 'levantará na sua herança', no lugar destinado a ele, depois que todas as suas obras tiverem sido manifestadas junto ao tribunal de Cristo. [...] Ninguém será deixado para trás, porque Deus ordenou que, assim como o dilúvio na Antiguidade não podia começar até que Noé e toda a sua casa estivessem seguros na arca, nenhum selo do livro tomado pelo Cordeiro será aberto, nenhuma trombeta será tocada e nenhuma taça será derramada até que todos os redimidos desta dispensação, juntamente com TODOS OS SANTOS DO PASSADO, estejam seguramente reunidos ao redor do Senhor no céu." (ESTUDOS SOBRE O LIVRO DE DANIEL, Diadema, SP: Depósito de Literatura Cristã, 2007, p. 198, 200).

     Em uma sessão de perguntas e respostas na página 214, Ironside coloca:

     "13. Daniel e os demais santos do Antigo Testamento ressuscitarão juntamente com os santos dessa dispensação no momento do arrebatamento descrito em I Tessalonicenses 4?
RESPOSTA: A Palavra é clara - "Cristo, as primícias, DEPOIS OS QUE SÃO DE CRISTO, na sua vinda (I Cor. 15: 23). Isso inclui todos os santos desde Abel até o final da época presente."

   Guilherme W. Orr explicou:

   "A volta de Cristo para a Sua Igreja deve ser aguardada a qualquer momento. O lugar do encontro é o ar acima da terra. Os que morreram em cristo, incluindo OS SANTOS DE TODAS AS DISPENSAÇÕES, que sinceramente aceitaram Cristo como Salvador, receberão corpos glorificados mais rapidamente do que se leva para dizê-lo. Então os cristãos que ainda estiverem vivos  serão subitamente arrebatados da esfera terrestre para encontrar o Senhor nos ares. Seus corpos serão instantaneamente mudados para se conformarem com o padrão do corpo do nosso Senhor depois da Sua ressurreição (I Tess. 4: 13-18; I Cor. 15: 51-57).
    "Com os santos nos céus acontecerão dois eventos tremendos. Um deles será o julgamento no trono de Cristo (II Cor. 5: 10) e o outro, a ceia das bodas do Cordeiro (apocalipse 19: 7-9). Os detalhes desses dois acontecimentos satisfazem nossos corações." (O PLANO DAS 7 DISPENSAÇÕES, São Paulo: Editora Batista Regular,  2012, p. 33).



7 comentários:

  1. "Os pré-milenistas, apesar da nova posição restritiva, acreditam que os 24 anciãos que aparecem no céu em Apocalipse 4 são os que serão arrebatados antes da Tribulação. O número 24 decorre dos doze apóstolos mais as doze tribos de Israel, cujos nomes se encontram na Nova Jerusalém (Celestial). Genericamente a afirmação é verdadeira acerca dos 24 anciãos, mas eu particularmente não concordo com a ideia de que a composição dos 24 anciãos tenha o formato que aqui é apresentado, entendo que os 24 seja somente a igreja, pela foto de que a totalidade de Israel não tenha sido redimido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia é clara os que são de Cristo ressurgirão na sua vinda. Poderia eu dizer que Abraão, o pai dos crentes do Novo Testamento, não é de Cristo? Poderia dizer que João Batista, que preparou o caminho do Senhor, não é de Cristo?

      Excluir
    2. Quando a Bíblia fala que todo Israel será salvo, significa todos os judeus que estiverem vivos quando Jesus vier em Glória para implantar o milênio

      Excluir
  2. Todo o Israel salvo = todos os judeus vivos quando Jesus vier para livrá-los no Armagedom - Zacarias 12: 9-10

    ResponderExcluir
  3. Por mais que queira aceitar, a não ser por tradição, não encontro na Bíblia nenhum versículo que dê sustentação de que Israel será arrebatado com a igreja. Assim como os crentes oriundos da Grande Tribulação não são tratados como Igreja, se assim fosse, teríamos duas igrejas, vejo nesse paralelo, que Israel será somente um. Não encontro um Israel antes da grande tribulação diferente do que será na mesma. E o que falar da Nova Aliança em Jeremias 31 feita para Israel? Aquele Israel de Jr 31 passará por Grande Tribulação. Entendo que os Judeus do AT será ressuscitado com o mártires da GT juntamente com os mártires da mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia é claríssima. Só ressurgirão no final da tribulação os que foram martirizados durante esse período. Ninguém mais: Apocalipse 20: 4. Os crentes do Velho Testamento serão aperfeiçoados (ressuscitados) juntamente com a igreja (Hebreus 11: 39-40). No Céu, eles estarão nas bodas do Cordeiro como os amigos do noivo.

      Excluir
  4. Jeremias 31: 31-34 claramente se refere ao milênio, não a grande tribulação

    ResponderExcluir