CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TEORIA DOS VALORES JURÍDICOS

A obra "Teoria dos Valores Jurídicos" do Prof. Glauco Barreira Magalhães Filho foi publicada pela Editora Mandamentos (BH) em 2006 e esgotou em 2008. O autor a considera como sendo a sua principal obra. Nela, ele enfrenta o relativismo ético contemporâneo e defende, com argumentos filosóficos, a imutabilidade dos valores morais básicos. Como repercussão da obra, o autor fez palestras sobre o tema "Teoria dos Valores Jurídicos" na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) em abril de 2009, na Faculdade Estácio/FIC (2009), na Faculdade Católica Rainha do Sertão (2009), bem como proferiu várias outras palestras com títulos que projetavam o mesmo tema, como foi o caso da palestra "A Ética e a Crise dos Valores" na Associação dos Rondonistas do Ceará (Projeto Rondon) em 2006.
          Segue o texto da 4a Capa do Livro:

A obra trata de dois importantes assuntos, sendo o primeiro considerado pelo foco sociológico, e o segundo, a partir de uma perspectiva filosófico-argumentativa. A abordagem inicial traz uma análise das causas da crise ética no mundo atual. Nessa oportunidade, é examinada a maléfica influência de certos pensadores, cujas teorias ocasionaram uma onda de ceticismo e relativismo ético. É percebido, então, que a ascensão de tais posições termina por resultar na erupção da força como critério de ordem para o caos, ensejando o trágico advento de tendências totalitárias no Estado. A segunda parte desse trabalho é uma apologia dos valores clássicos, bem como da possibilidade de apreendê-los na sua validade metafísica, uma vez que seja superado o cinismo e a indiferença. A conclusão é desafiadora e esperançosa para aqueles que reconhecem o homem como sendo possuidor de uma dignidade que o faz superior aos demais animais, não apenas quantitativa, mas, acima de tudo, qualitativamente.

         A Editora Del Rey tem publicado algumas obras esgotadas da antiga Editora Mandamentos. Se você quer ver publicada novamente a obra "Teoria dos Valores Jurídicos", entre no grupo dos que tem "pressionado" com e-mails a Editora Del Rey para republicá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário