CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





sexta-feira, 25 de abril de 2014

PALAVRAS DE A. W. TOZER CONTRA O ESPÍRITO MUNDANO E CLUBESCO NAS IGREJAS

“Nunca antes, na história cristã, a igreja foi tão assolada por celebridades como hoje, principalmente na área do louvor.”

             “Reitero que, ao sentirmos a verdadeira presença divina, perderemos todo interesse no cristianismo barato, que, com seus shows e suas estratégias, tenta em vão competir com o mundo.”

             “Para mim, depois da Bíblia, o livro mais valioso que existe é o hinário. Mas não compre nenhum que tenha menos de cem anos!”

          “Pessoas religiosas costumam ser muito barulhentas, falantes e agitadas. Mas Deus não aprova nenhuma atividade cuja finalidade esteja voltada para si mesma, e não para Ele. A igreja não é um clube social; ela até precisa ter certos compromissos sociais e relacionamentos, mas não somos um clube nem uma constante feira de eventos. Geralmente, tendemos a ler algum material evangélico com idéias de programações e, na mesma hora, sair correndo para pôr em prática em nossa congregação o que acabamos de ler. No entanto, não somos uma constante feira de eventos, muito menos um teatro religioso cujo objetivo é dar oportunidade a apresentadores amadores mostrarem seus talentos.”


               “... A geração atual sucumbe ante o liberalismo, deixando de pregar a Palavra de Deus. Como não há atuação do Espírito Santo entre essas pessoas – muito menos líderes batizados com fogo -, elas precisam compensar essa ausência de algum modo. Por essa razão, a igreja mantém atividades sociais e procura ficar conectada a tudo o que está acontecendo no mundo. No entanto, ela falha como casa de Deus, pois nem mesmo uma igreja é mais. A glória já não está mais entre eles.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário