CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





sábado, 11 de novembro de 2017

I SIMPÓSIO DE DESIGN INTELIGENTE DO NORDESTE: Sucesso de Público e Marco Histórico!


O I SIMPÓSIO DE DESIGN INTELIGENTE DO NORDESTE foi  um evento histórico no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Com a participação físicos, biólogos, químicos, teólogos, juristas, etc. - Professores de várias Universidades do Brasil - o evento foi um sucesso de público e de inscritos. O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Design Inteligente, pelo Discovery Institute e pela COMUNIE. Entre os organizadores, estavam o Dr. Marcos Eberlin (UNICAMP) e o Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho (UFC). O Dr. Jonathan Wells palestrou como representante do Discovery Institute (EUA). 
Na abertura do evento, representando a Faculdade de Direito da UFC , onde o Simpósio foi realizado, estavam o Dr. Regnoberto Marques de Melo Jr., Vice-Diretor, e o estimado prof. Luiz Eduardo.

























5 comentários:

  1. Quanto mais estudo sobre isso, mais me interesso. Parabéns a todos que trazem a TDI ao conhecimento das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Foi um espetáculo de competência e honestidade intelectual. Darwin está com os dias contados para iniciar sua viagem para o arquivo morto da história das ciências.
    Parabéns a toda a equipe Moriá e em especial ao queridíssimo Dr. Glauco, que tem sido usado por Deus para iluminar os labirintos acadêmicos onde muitos têm se perdido.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Foi excelente, rico aprendizado... sucesso da Teoria do Design Inteligente q é mais palpável e racional q a Teoria da Evolução. Parabéns a todos os cientistas e organizadores... Jesus é exibido ao Criar Todas as Coisas Perfeitas!!! (Jo.1:1-5,14) (Col.1:15-20 / 2:9) (Rom.1:20).

    ResponderExcluir
  5. Certamente foi um dos eventos mais importantes que já participei da minha vida. Por muitos anos, ouvi sempre da boca de professores seculares que a vida nada mais é do que resultado de causas naturais desprovidos de causa inteligente! Um evento que contou com as maiores mentes da ciência, filosofia e teologia! Realmente, estamos para viver uma era de revolução científica no pensamento pós-moderno! Certamente uma nova geração de cientistas está se levantando nessa geração!

    ResponderExcluir