CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





terça-feira, 3 de abril de 2012

CALOURADA PELA PAZ NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - GRUPO "ALFA E ÔMEGA"

PALESTRAS:
Terça-feira (10 de abril)
12:00h às 13: 30h – “Comunicação contagiante” – Palestra de  Wendell Miranda (Auditório da Biblioteca)
18:00h às 19: 30h – “Irrigando desertos: a utilização da literatura imaginária para a educação” (Auditório da Reitoria da UFC) – Palestra de Gabriele Greggersen (Auditório da Reitoria da UFC)
Quarta-feira (11 de abril)
16h às 17h – “Deus é uma imaginação ou a imaginação é de Deus? Uma reflexão sobre o pensamento de C. S. Lewis” – Palestra de Glauco Barreira Magalhães Filho (MAUC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UFC)
18h às 19: 30h – “Falando em paz em tempos de guerra” – Palestra de Gabriele Greggersen (Auditório da Reitoria da UFC)
Quinta-feira (12 de abril)
12h às 13h – “Inteligência Emocional” – Palestra de Rodrigo Said (Auditório da Biblioteca)
13h às 17h – Filme “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” seguida de exposição – Glauco Barreira Magalhães Filho (MAUC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UFC)
AS  PALESTRAS OCORRERÃO NO CENTRO DE HUMANIDADES DA UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário