CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE

Seja bem-vindo a "CRISTIANISMO E UNIVERSIDADE". Aqui procuraremos apresentar artigos acerca de assuntos acadêmicos relacionados aos mais diversos saberes, mantendo sempre a premissa de que a teologia é a rainha das ciências, pois trata dos fundamentos (pressupostos) de todo pensamento, bem como de seu encerramento ou coroamento final. Inspiramo-nos em John Wesley, leitor voraz de poesia e filosofia clássica, conhecedor e professor de várias línguas, escritor de livros de medicina, teólogo, filantropo, professor de Oxford e pregador fervoroso do avivamento espiritual que incendiou a Inglaterra no século XVIII.

A situação atual é avaliada dentro de seus vários aspectos modais (econômico, jurídico, político, linguístico, etc.), mas com a certeza de que esses momentos da realidade precisam encontrar um fator último e absoluto que lhes dê coerência. Esse fator último define a cosmovisão adotada. Caso não reconheçamos Deus nela, incorreremos no erro de absolutizar algum aspecto modal, que é relativo por definição.

A nossa cosmovisão não é baseada na dicotomia "forma e matéria" (pensamento greco-clássico), nem na dicotomia "natureza-graça" (catolicismo), nem na "natureza-liberdade" (humanismo), mas, sim, na tricotomia "criação-queda-redenção" (pensamento evangélico).

ESTE BLOG INICIOU EM 09 DE JANEIRO DE 2012





quinta-feira, 26 de abril de 2012

PALESTRA DO DR. GLAUCO FILHO NA ORMECE

No dia 25 de abril de 2012, o Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho (Teólogo e Pastor Batista) proferiu palestra na reunião da ORMECE (Ordem de Ministros Evangélicos do Ceará) sobre o tema "O PREÇO DA TOLERÂNCIA SEXUAL". Na oportunidade, foi comentado acerca da guerra cultural existente entre a cosmovisão cristã e as novas ideologias libertinas dos movimentos feminista e homossexual (nova esquerda cultural). O Dr. Glauco Filho explicou que a igreja precisa se resguardar da sedução erótica e pornográfica que nos assedia, bem como invade o nosso lar através da televisão e da internet. Salientou também que os homossexuais não lutam apenas pelo fim da discriminação, mas, acima de tudo, pela reformulação da mentalidade e dos valores culturais. Para tanto, eles usam estratégias discursivas e procuram redefinir o paradigma da escolar. No final, a igreja foi exortada para cuidar das famílias, para protestar contra o divórcio e para educar biblicamente os filhos. Também se falou da necessidade de a igreja ter estratégias discursivas apropriadas, bem como de nunca divorciar a sua apologética da autoridade das Escrituras.
        Durante a Palestra, o Dr. Glauco Filho fez a divulgação do livro "DESEJO E ENGANO", escrito por  Albert Mohler Jr. e publicado pela EDITORA FIEL. O evento foi organizado pelo ir. Gideão, responsável pela livraria BÍBLIA & OPÇÕES. Compareceram pastores batistas, presbiterianos e pentecostais clássicos.
         No final da programação, foi combinada gravação de entrevistas do Dr. Glauco Filho para o programa REFRIGÉRIO & PAZ (da ORMECE) no CANAL 5 (TV Cultura).
          Seguem fotos do evento:







Nenhum comentário:

Postar um comentário